top of page

Ponta do Ouro - Moçambique

Frelimo, frelimo... A luta Continua

Moçambique é um dos países africanos da costa índica que foi colonizado por portugueses, por isso, tem como herança a língua lusitana além de manter vivas as suas línguas vernaculares. No extremo sul do país existe uma pequena localidade chamada Ponta do Ouro, situada na fronteira com a África do Sul. Ponta d'Ouro (conhecida também como Ponta) possui belezas ímpares, águas quentes, e é cercada por montanhas onde se pode caminhar e apreciar a migração baleias que passam por ali nos meses de junho e julho. A vegetação verde que cobre as montanhas esconde o terreno arenoso que se vê nas estradas e ruas do vilarejo. O clima tropical-seco garante boa parte de sol ao longo do ano o que torna o lugar um verdadeiro pedaço de paraíso.

De difícil acesso (só se pode chegar no local com veículos 4X4 ou de barco), aventureiros que desejarem conhecê-la, devem se preparar para pelo menos 60 km de estrada de areia fofa, se vindos da África do Sul; ou 115 km se vindos de Maputo, a capital moçambicana. No entanto, existem veículos saindo de Maputo que levam e trazem turistas que não possuem transporte adequado para a travessia. Apesar do desafio, essa travessia vale a viagem, além de geralmente ser a céu aberto apreciando a paisagem e sol, ainda se pode parar para tomar um suquinho feito na hora por simpáticas mulheres africanas, geralmente cercadas por sua prole, à sombra de baobás e coqueiros.

Apesar de pequeno, o vilarejo tem como tradição o turismo esportivo uma vez que seus ventos fortes atraem praticantes de kite e windsurf e outras modalidades ligadas ao mar. Por isso, possui uma boa estrutura turística com pousadas, hotéis, restaurantes, bares, e também hospitais e mercados de rua que oferecem uma gama variadíssima de comércio: desde de roupas de produção local e também chinesas, frutas, verduras, temperos, acessórios de praia, artesanato e pesca. A pesca, forte modo de produção econômica, é um dos grandes atrativos do local. Para os apreciadores de frutos do mar, pode-se encontrar uma extensa variedade à venda, fresquíssimos coletados quase na hora.

Por ter sido colonizada por portugueses, a arquitetura do local e típica, e contraditoriamente moçambicanos procuram preservar sua história colonialista.

Há um pequeno museu na vila que se pode visitar, e se vê traços históricos ao caminhar pelas ruas de terra.

A noite há muitas coisas para fazer já que moçambicanos adoram uma festa. Bares e clubes ficam abertos até o último cliente ir embora, não importa a hora, e geralmente se pode jogar bilhar, pimbolim, dançar, ou, o que eles mais gostam: contar 'causos de pescador'.

Durante o dia não faltam opçōes de laser, prazer ou ócil: degustar camarão na beira do mar, praticar esportes ou sentar na areia e apreciar os esportistas, caminhar nas montanhas ou nas ruas e conversar com artesãos, jogar futebol com crianças moçambicanas, ou apenas sentar na encosta e ler um livro.

Os bares e quiosques na beira do mar geralmente embalados por música alta, tocam uma diversidade de gêneros: músicas locais ou tradicionais, afro-eletrônico, afro-jazz, reggae, pop internacional e ainda se pode pedir a sua opção pois moçambicanos são abertos e hospitaleiros. Tudo isso regado a cerveja local, a 2M, uma das campeãs de venda; e o Piri-piri, um tipo de pimenta com sabor peculiar muito presente na culinária moçambicana.

Camarão com salada de tomates frescos

Ponta d'Ouro não é o tipo de lugar que se planeja passar um fim de semana no meio de 15 dias de viagem; é uma missão chegar lá, sem contar o visto de entrada (por exemplo, para brasileiros é necessário visto que deve ser providenciado antecipadamente). O ideal seria passar pelo menos uns cinco dias, e descobrir todos os encantos que o lugar oferece. No entanto, Maputo, Swaziland e Krueger Park ficam perto, e são atrações imperdíveis para quem chega de longe, pela paisagem (flora e geografia), cultura (visitar as tribos em 'Home-staying e festivais de música africana e o centro urbano de Maputo) e fauna (os 'Big Fives': elefantes, rinocerontes, leões, búfalo e leopardo; bem como girafas, hipopótamos, ienas, bauínos, gazelas entre outros).

A arte moçambicana pode ser vista nos muros de Ponta, bem como nas ruas diretamente com os artistas que desenvolvem trabalhos em madeira, ossos, pedras e batik em tecidos. Diversos murais e paredes pintadas exploram a cultura africana, e deixam transparecer a sua sensualidade. O falo é um tema constante nos grafites, bem como as curvas corporais das mulheres, geralmente relacionando-a à natureza.

Mulher, magia e natureza são inseparáveis na cultura moçambicana. No grafite ao lado, as pernas da musa se confundem com as montanhas ao fundo, e seu olhar vago admira o mar ao longe. Ela se recosta no coqueiro aproveitando sua sombra e segura uma garrafa de água feita de terra-cota com inscrições indígenas.

As crianças sāo doces e atenciosas, e adoram ensinar os dialetos locais, que sāo ao todo 33. Um cuidado básico, antes de se aproximar de crianças, o ideal seria consultar os pais para nāo gerar problemas e mal entendidos.

Existem muitos estrangeiros que optaram por viver no local, pela fartura de recursos naturais, hospitalidade e segurança. As portas ficam todas abertas e sāo raríssimos os casos de roubo e assalto, geralmente ocorridos nas altas temporadas. Na temporada é comum ver um policial dando ronda na praia para garantir que nenhum oportunista aproveite o ensejo.

Inspiradora e bucólica, Ponta possui praias que convidam para um mergulho seja no amanhecer, ou entardecer. O alto fluxo de turistas acontece geralmente no período de férias escolares na África do Sul; sul-africanos amam o lugar, e lotam as pousadas nas festas de ano novo e páscoa, então se o objetivo é descansar, Ponta não é um destino ideal nestas datas.

Ponta d'Ouro, um lugarzinho no mundo que toca fundo nas emoções, uma espécie de paraíso escondido, fora do tempo, mas que permanece dentro do coração.

Featured Posts
Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page