Filmes para mudar o mundo
Filmes e documentários são muito importantes para formação moral do ser e podem ajudar na transformação do mundo, num lugar mais justo. Listo aqui alguns filmes que mudaram a maneira com a qual me engajo com indivíduos e coletivos. Aproveite, compartilhe e indique novos filmes pelo contato, por favor. Agradecida!
SOWETO UPRISING
The story behind Sam Nzima's photograph
Um documentário sobre o Levante de Soweto, onde estudantes secundaristas foram executados pelo terrorismo de estado. Um filme para não esquecer que temos que estar sempre atentos contra o fascismo.
A CORPORAÇÃO
(Mark Achbar)
Um documentário necessário para entender como as entidades corporativas predatórias estão acabando com o planeta.
POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO
(Silvio Tendler)
O estudioso Milton Santos nos conduz para uma reflexão profunda sobre as estruturas da sociedade brasileira.
A DOUTRINA DO CHOQUE
(Naomi Klein)
Explora nuances históricas perturbadoras das possibilidades de implantação do modelo neoliberalista de capitalismo, organizada por Milton Friedman e os "Meninos de Chicago".
MEMÓRIAS DA DITADURA MILITAR NO BRASIL
Curto documentário sobre a narrativa do golpe de 1964.
AI5 - O DIA QUE NÃO EXISTIU
(Paulo Markun)
O Ato Institucional nº 5, decreto feito em 1968, que teve consequências drásticas para a população brasileira.
AS VÍTIMAS DA DITADURA
Depoimentos de vítimas que participaram da comissão da verdade brasileira, contando suas experiências durante a ditadura como presos políticos.
A BATALHA DO CHILE - A INSURREIÇÃO DA BURGUESIA - PARTE 1
(Patrício Guzmán)
Este é o primeiro filme de uma trilogia (assista também os outros dois documentários que estão disponíveis no Youtube), que foi filmado antes, durante e depois do golpe militar chileno, que culminou com a morte do presidente recém eleito Salvador Allende, e a tomada do poder pelo general Augusto Pinochet. A importância deste documento histórico se dá pela exposição e análise da ação dos USA no golpe chileno, que espelha o apoio da CIA na sucessão de golpes que ocorreram na América Latina, inclusive no Brasil.
COWSPIRACY - O SEGREDO DA SUSTENTABILIDADE
(Kip Andersen)
O que está por trás da indústria bovina, a maior produtora de gases poluentes do mundo.
O SILÊNCIO DAS INOCENTES
(Ique Gazzola e Rodrigo Azevedo)
Trás, como narrativa principal, a história de Maria da Penha Fernandes, que deu origem à lei Maria da Penha, que protege a mulher das inúmeras formas de violência doméstica no Brasil. Outras narrativas ajudam a ilustrar a situação que muitas mulheres passam, sem antes ter nenhum aporte no estado.
Para quem tem Netflix, uma ótima dica de documentário é o Maya Angelou - And Still I Rise (Bob Hercules e Rita Corbun Whack) que conta a intensa história da escritora, esmiuçando dinâmicas sociais ligadas à negritude e gênero. Aqui, uma entrevista dela com Oprah Winfrey, que também está no filme.
I AM NOT YOUR NEGRO
(Raoul Peck)
Baseado nas manuscritos não acabados de James Baldwin, e com narração de Samuel Jackson, o filme explora as dinâmicas de racismo estruturas nos USA. Este é um filme do tipo "tem que ver". Então veja, e mais de uma vez para assimilar todo o conteúdo, que é enorme.
O JOVEM MARX
(Raoul Peck)
Outro brilhante filme do cineasta haitiano, explora narrativas sobre a vida do teórico Karl Marx durante o período específico de sua juventude, entre 1843 e 1845, onde ele estrutura os primeiros pensamentos ontológicos sobre o ser social, anterior ao período da escrita de sua obra mais consagrada "O Capital".
THE YES MEN FIX THE WORLD
(The Yes Men)
Sobre ações rebeldes que podem desafiar a ordem estabelecida :-)